Na comida de minha vó, um encontro ancestral: reflexões arqueológicas acerca do preparo do quiabo enquanto um mediador de relações afrodiaspóricas
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v37i1.1139Palavras-chave:
arqueologia, diáspora, quiaboResumo
Este trabalho pretende tratar de retorno. Retorno à minha vó, quando transfiro a outros aquilo que com ela aprendi, celebrando e reverenciando sua intelectualidade. Retorno à arqueologia, quando me dedico a pensar os percursos que me antecedem, buscando entrelaçá-los com outras sabenças que permitam vislumbrar a ampliação de horizontes do que pode ser esse campo. Entendendo a arqueologia enquanto um modo de construir narrativas a partir do enfoque nas relações com os materiais, e acredito que o campo oferte reflexões que possibilitem algo interessante no exercício de pensar amplamente as materialidades como agentes mediadores em contextos afrodiaspóricos.
Downloads
Referências
BINFORD, Lewis R. 1983. Capítulo VI - Caçadores na paisagem. In: Binford, L. R. Em busca do passado - A descodificação do registro arqueológico. Portugal: Publicações Europa-América. pp: 137-178.
CODEVILLA, Fernanda Soares. Arqueologia da alimentação no Mundo Moderno:: consumo de comida-bebida entre os foqueiros, lobeiros e baleeiros na Antártica. Sabores Geográficos, [s. l.], p. 8-22, 2018.
EVARISTO, Conceição. (2009). Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta. v.13, n.25, p. 17-31
DE ABREU, Rafael. Materialidades discriminatórias: racismo concretizado no cotidiano. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 9, n. 1, p. 63-91, 2021.
GELEDÉS. Do quiabo ao dendê, caruru baiano é marco do sincretismo na gastronomia. Disponível em: https://www.geledes.org.br/do-quiabo-ao-dende-caruru-baiano-e-marco-do-sincretismo-na-gastronomia/#:~:text=Do%20quiabo%20ao%20dend%C3%AA%2C%20caruru%20baiano%20%C3%A9%20marco%20do%20sincretismo%20na%20gastronomia,-Patrim%C3%B4nio%20Cultural&text=Tradi%C3%A7%C3%A3o%20de%20S%C3%A3o%20Cosme%20e,comum%20na%20BA%20neste%20domingo.&text=%C3%89%20com%20cebola%2C%20camar%C3%A3o%20seco,que%20a%20escolha%20do%20quiabo.
HARTEMANN, Gabby; DE MORAES, Irislane Pereira. Contar histórias e caminhar com ancestrais: por perspectivas afrocentradas e decoloniais na arqueologia. Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica. v.12 (2): 7-34. 2018
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cad.Pagu (5), p.7-41. 1995.
HODDER, Ian. The Meaning of Discard: Ash and Domestic Space in Baringo. In: Method and Theory for Activity Areas Research. Kent, S.(ed) NY: Columbia University Press. pp: 424-447. 1987
ISNARDIS, Andrei. Pinturas rupestres urbanas: uma etnoarqueologia das pichações em Belo Horizonte. Revista de Arqueologia SAB 10:143-161. 1997
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004. 4.ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.
LOWENHAUPT TSING, Anna. Paisagens arruinadas (e a delicada arte de coletar cogumelos). Cadernos do LEPAARQ, [s. l.], v. XV, n. 30, Julho-Dezembro 2020.
MAKUXI, Jaider Esbell. AUTODECOLONIZAÇÃO – UMA PESQUISA PESSOAL NO ALÉM COLETIVO. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), v. 19, n. 37, p. 17-25, 2022.
MILLION, Tara. Developing an Aboriginal Archaeology: Receiving Gifts from the White Buffalo Calf Woman. In Claire Smith & Hans Martin Wobst (eds.), Indigenous Archaeologies: Decolonizing Theory and Practice.Routledge, p.43-55. 2005.
MBEMBE. Achille. Crítica da Razão Negra. N-1, 2018
NASCIMENTO, Beatriz. O negro visto por ele mesmo. Rio de Janeiro, Revista Manchete, setembro, 1976b.
PALLAS/CRIOLA. O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: 2002
PASSOS, Lara de Paula. Arqueopoesia: uma proposta feminista afrocentrada para o universo arqueológico. Dissertação de mestrado. Programa de Pós Graduação em Antropologia-Àrea de concentração: Arqueologia. Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2019
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores: contribuições do legado africano para a implementação da Lei n° 10.639/03. EdUECE, 2015.
PRIPRA, Walderes Cocta. Lugares de acampamento e memória do povo Laklãnõ/Xokleng, Santa Catarina. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2021
SILVA, Fabíola Andréa; BESPALEZ, Eduardo; STUCHI, Francisco Forte. Arqueologia Colaborativa na Amazônia: Terra Indígena Kuatinemu, Rio Xingu, Pará. Amazônica - Revista de Antropologia, [S.l.], v. 3, n. 1, nov. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luana Rodrigues Nascimento
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.