Entre contas e corpos: Crioulização e negociações estéticas em contextos de escravizados do Sudeste, séculos XVIII e XIX
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v37i3.1236Palavras-chave:
contas, crioulização, valores centro-africanos, concepções estéticasResumo
A partir da comparação das contas de vidro presentes em dois sítios de escravizados, as senzalas do Colégio dos Jesuítas de Campos dos Goytacazes e o Cais do Valongo, situados no estado do Rio de Janeiro, busco compreender como africanos e seus descendentes incorporaram esses itens na construção de suas identidades e em suas concepções estéticas, tendo como premissa as teorias que versam sobre as transformações culturais, especialmente no que concerne ao processo de crioulização. Para subsidiar as interpretações, considero, com base em fontes diversas, o trânsito de valores e cosmologias entre a África Central e o Brasil.
Downloads
Referências
BRITO, Patrícia C. Letro de. Entre contas e corpos: crioulização e negociações estéticas em contextos de escravizados do Sudeste, séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Antropologia / Arqueologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.
DAWDY, S. Creolization – Preface. Historical Archaeology, v. 34, n. 3, p. 1-4, 2000.
LIMA, Tania Andrade. Em busca do Cais do Valongo, Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.24. n.1. p. 299-391. jan.- abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/vjWTwK9V4gPSSZWjgVZ8tTb/?lang=pt
SYMANSKY, Luís C. As pesquisas arqueológicas no Colégio dos Jesuítas. IN:SYMANSKI, Luís C. P.; GOMES, Flávio dos Santos (Orgs.). Arqueologias da Escravidão e Liberdade: senzalas, cultura material e pós-emancipação na Fazenda do Colégio, Campos dos Goytacazes, séculos XVIII a XX. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.