O universo cotidiano e simbólico da cerâmica das estearias
uma análise da Coleção Raimundo Lopes (MN-UFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v29i1.447Palavras-chave:
Estearias do Maranhão, cerâmica arqueológica, análise modalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise da cerâmica arqueológica dos sítios de estearias do Maranhão, coletada por Raymundo Lopes na primeira metade do século XX e atualmente depositada no Museu Nacional-UFRJ. Utilizou-se a análise tecnológica e análise modal proposta por Scotty Raymond a fim de entender as regras estruturais de confecção dos artefatos. Funções hipotéticas relativas a atividades do cotidiano e rituais foram inferidas. Observou-se que existem vasilhas com efígies de animais e outras com pintura contendo grafismos abstratos, sendo essas associadas às atividades de natureza simbólica. Os dados indicam que o conjunto dos artefatos estudados expressa relações sociais, culturais e cosmológicas dos grupos envolvidos em seu fabrico e consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Angislaine Freitas Costa, Sarah de Barros Viana Hissa, Leonardo Waisman de Azevedo, Felipe Tramasoli, Leonardo Judice Amatuzzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.