Sobre a Revista
Política editorial
A Revista de Arqueologia tem como público alvo a toda comunidade acadêmica e científica das Áreas de Arqueologia Brasileira e campos afins.
A periodicidade da Revista de Arqueologia é quadrimestral, publicando sempre em Janeiro, Maio e Setembro, sendo que os números podem ser temáticos e/ou compostos por artigos submetidos em fluxo contínuo. Gostaríamos de enfatizar que a Revista aceita manuscritos originais explorando as mais variadas temáticas e debates a respeito de contextos brasileiros e suas conexões com o continente americano, assim como estudos comparativos e teóricos de outros lugares do mundo que contribuam para os estudos realizados no Brasil. As temáticas enquadram-se nas categorias do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), são elas: Arqueologia (7.03.00.00-3), Arqueologia Histórica ( 7.04.03.00-7) e Arqueologia Pré-Histórica (7.04.02.00-0). A submissão de contribuições se dá em fluxo contínuo. O processo editorial de cada contribuição submetida ocorre dentro da ordem cronológica de recebimento das submissões, à exceção das contribuições que compõem números temáticos ou especiais.
Serão aceitos para publicação trabalhos elaborados em português, espanhol e inglês. As categorias de contribuição são: artigos originais, artigos de revisão ou atualização, ensaios, resenhas, resumos de dissertação ou tese, notas, documentos inéditos, entrevistas e vídeos científicos. Não serão aceitos relatórios de pesquisas de campo. Estas categorias estão definidas nas instruções para os autores.
No caso específico de artigos originais e artigos de revisão ou atualização, estes somente serão aceitos após serem submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. A pertinência para publicação será avaliada pelos editores, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições. Notas, resumos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, resenhas, documentos inéditos, entrevistas, e vídeos científicos serão submetidos à apreciação dos editores.
O tempo médio entre o recebimento da submissão e a avaliação do manuscrito, com decisão editorial, é de 3 a 6 meses após o envio. E o tempo médio entre a decisão editorial e a publicação do artigo, também é de 3 a 6 meses. Assim, o tempo médio entre o recebimento do artigo e sua publicação é de 12 meses.
Não serão cobradas taxas para submissão de artigos e/ou referentes ao processamento de artigo. A Revista de Arqueologia transfere aos autores os direitos de copyright e de publicação.
Missão
Visa promover a disseminação e socialização do conhecimento científico produzido sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Sendo periódico de fluxo contínuo e temático, a revista cria um espaço acadêmico de comunicação do conhecimento sobre arqueologia produzido por instituições de ensino, autônomos(as), pesquisadores(as), estudantes e profissionais.
Idioma dos títulos, resumos, palavras-chave e texto
Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma original do texto do artigo e no idioma inglês. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês.
Processo de Avaliação
A revista recebe artigos em fluxo contínuo, sendo responsabilidade dos editores analisar em qual volume estes serão publicados, bem como a sua pertinência, ou não, para o periódico. Também dependerá da escolha dos editores avaliarem sobre a produção de volumes temáticos ou especiais.
Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou especiais deverão respeitar as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. É reservado aos pareceristas o anonimato, cabendo a eles assinar ou não seu parecer.
Os artigos são submetidos a, no mínimo, 2 pareceristas com conhecimento na área e com uma variedade de perspectivas, que revisam os textos a partir de configurações particulares e aconselham os editores no que diz respeito à sua originalidade, significância e rigor científico. Caso ocorra empate nas análises (um favorável e outro contrário), um terceiro parecerista para avaliação complementar será designado. Os pareceristas são externos à Sociedade de Arqueologia Brasileira (que promove a publicação do periódico) e podem ser, também, estrangeiros.
Todo o processo é documentado e transparente, sendo que autores podem acompanhá-lo através do site da revista no sistema OJS ou pelo mail revistadearqueologia@gmail.com. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema. O prazo solicitado para envio de pareceres é de cerca de 20 dias úteis. O tempo médio entre o recebimento da submissão e a avaliação do manuscrito, com decisão editorial, é de 3 a 6 meses após o envio. E o tempo médio entre a decisão editorial e a publicação do artigo, também é de 3 a 6 meses. Assim, o tempo médio entre o recebimento do artigo e sua publicação é de 12 meses.
É utilizada a revisão por pares duplo cega (double blind peer review) para avaliação de manuscritos, sendo que os editores-chefes garantem a ocultação da identificação entre autores e revisores durante o processo de revisão.
Em função da transparência do fluxo editorial, a Revista tem por política editorial que os próprios editores não façam publicações de artigos enquanto na gestão do periódico.
Direitos Autorais
Tendo em vista que a Revista de Arqueologia da SAB é uma publicação científica gratuita em todas suas etapas, não existindo qualquer tipo de custo de publicação ou acesso para autores e leitores, assumimos que os artigos nela publicados podem ser reproduzidos (na íntegra ou em parte) por quaisquer meios e distribuídos, incluindo figuras, fotos e traduções; desde que sejam creditados os autores da submissão original e não seja feito qualquer tipo de alteração ao texto ou ao seu conteúdo imagético.
Os(as) autores(as) dos trabalhos possuem direitos autorais sobre os textos e são os(as) responsáveis legais pelo seu conteúdo; no entanto, estes licenciam a revista para reproduzir e distribuir o artigo e suas imagens.
Enquanto um periódico de livre acesso, a Revista de Arqueologia da SAB permite o download gratuito dos trabalhos publicados e o seu compartilhamento livre, no entanto, é imprescindível que seja atribuído crédito ao(à)(s) autor(a)(as)(es) e que não sejam realizadas alterações de nenhuma forma.
A Revista permite o autoarquivo dos artigos publicados em repositórios institucionais, temáticos ou páginas da web pessoais a partir do momento da publicação do texto e em sua versão pós-print corrigida.
Periodicidade
A Revista de Arqueologia publica, quadrimestralmente, três números por ano. As publicações são realizadas nos meses de janeiro, maio e setembro.
Política de Acesso Livre
Os números da revista podem ser acessados gratuitamente por todos interessados.
Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Bibliotecas Virtuais
A partir de 2015, com o começo das publicações online, iniciaram-se esforços para adequar o periódico às plataformas e indexadores. Criou-se também perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e Academia.edu.
Para uma melhor difusão online, possibilidades de comunicação e qualidade de conteúdo, há desde 2018 um constante processo de adaptação visando novos indexadores, diretórios e bases de dados. Atualmente (2022-2025), as publicações da Revista de Arqueologia são totalmente online e o periódico dispõe das seguintes fontes de
INDEXAÇÃO:
DIRETÓRIOS:
- Diadorim
- DOAJ - Directory of Open Access Journals
- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
BASES DE DADOS:
BIBLIOTECAS VIRTUAIS:
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que tem seus recursos garantidos a partir do pagamento de anuidades dos seus sócios.
Nome da entidade ou entidades responsáveis legalmente
Sociedade de Arqueologia Brasileira.
Política Anti-plágio
Os(as) autores(as) são responsáveis legalmente pelo conteúdo dos textos. Os(as) editores(as) da Revista de Arqueologia analisam os textos recebidos e aprovados por meio do software Plagius Professional, a fim de identificar e coibir possíveis práticas de plágio.
Em caso de suspeita de plágio, contatamos os(as) autores(as0 enviando as evidências, dando uma oportunidade de pronunciamento.
Preservação Digital
A revista é preservada digitalmente pela Rede Cariniana.