Processo de Avaliação

A revista recebe artigos em fluxo contínuo, sendo responsabilidade dos editores analisar em qual volume estes serão publicados, bem como a sua pertinência, ou não, para o periódico. Também dependerá da escolha dos editores avaliarem sobre a produção de volumes temáticos ou especiais.

Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou especiais deverão respeitar as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. É reservado aos pareceristas o anonimato, cabendo a eles assinar ou não seu parecer.

Os artigos são submetidos a, no mínimo, 2 pareceristas com conhecimento na área e com uma variedade de perspectivas, que revisam os textos a partir de configurações particulares e aconselham o editor no que diz respeito à sua originalidade, significância e rigor científico. Caso ocorra empate nas análises (um favorável e outro contrário), um terceiro parecerista para avaliação complementar será designado. Os pareceristas são externos à Sociedade de Arqueologia Brasileira (que promove a publicação do periódico) e podem ser, também, estrangeiros.

Todo o processo é documentado e transparente, sendo que o autor pode acompanha-lo através do site da revista no sistema OJS ou pelo mail revistadearqueologia@gmail.com. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema. O prazo solicitado para envio de pareceres é de cerca de 20 dias úteis. O tempo médio entre o recebimento da submissão e a avaliação do manuscrito, com decisão editorial, é de 3 a 6 meses após o envio. E o tempo médio entre a decisão editorial e a publicação do artigo, também é de 3 a 6 meses. Assim, o tempo médio entre o recebimento do artigo e sua publicação é de 12 meses.

É utilizada a revisão por pares duplo cega (double blind peer review) para avaliação de manuscritos, sendo que os editores-chefes garantem a ocultação da identificação entre autores e revisores durante o processo de revisão.

Em função da transparência do fluxo editorial, a Revista tem por política editorial que os próprios editores não façam publicações de artigos enquanto na gestão do periódico.

 

Formulário de Avaliação

Clique aqui para acessar o modelo do Formulário de Avaliação utilizado pelos pareceristas.