Sobre a Revista

Polí­tica editorial

A Revista de Arqueologia é aberta a toda comunidade acadêmica e científica das Áreas de Arqueologia Brasileira e campos afins. 

A periodicidade da Revista de Arqueologia é quadrimestral, publicando sempre em Janeiro, Maio e Setembro, sendo que os números podem ser temáticos e/ou compostos por artigos submetidos em fluxo contínuo. As temáticas enquadram-se nas categorias do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), são elas: Arqueologia (7.03.00.00-3), Arqueologia Histórica ( 7.04.03.00-7) e Arqueologia Pré-Histórica (7.04.02.00-0). A submissão de contribuições se dá em fluxo contínuo. O processo editorial de cada contribuição submetida ocorre dentro da ordem cronológica de recebimento das submissões, à  exceção das contribuições que compõem números temáticos ou especiais.

Serão aceitos para publicação trabalhos elaborados em português, espanhol e inglês. As categorias de contribuição são:  artigos originais, artigos de revisão ou atualização, resenhas, resumos de dissertação ou tese, notas, documentos inéditos, entrevistas e vídeos científicos. Não serão aceitos relatórios de pesquisas de campo. Estas categorias estão definidas nas instruções para os autores.

No caso específico de artigos originais e artigos de revisão ou atualização, estes somente serão aceitos após serem submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. A pertinência para publicação será avaliada pelos editores, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições. Notas, resumos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, resenhas, documentos inéditos e vídeos científicos serão submetidos à apreciação dos editores.

Não serão cobradas taxas para submissão de artigos e/ou referentes ao processamento de artigo. A Revista de Arqueologia transfere aos autores os direitos de copyright e de publicação.

 

Missão

Visa promover a disseminação e socialização do conhecimento científico produzido sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Através de um  periódico de fluxo contínuo e temático, a revista cria um espaço acadêmico de comunicação do conhecimento , sobre arqueologia produzida por instituições de ensino, autônomos(as), pesquisadores(as), estudantes e empresas.

 

Idioma dos títulos, resumos, palavras-chave e texto

Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma original do texto do artigo e no idioma inglês. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês.

 

Processo de Avaliação

A revista recebe artigos em fluxo contínuo, sendo responsabilidade dos editores analisar em qual volume o mesmo será publicado, bem como a sua pertinência ou não para o periódico. Também dependerá da escolha dos editores avaliarem sobre a produção de volumes temáticos ou especiais.

Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou especiais deverão respeitar as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. É reservado aos pareceristas o anonimato, cabendo a ele assinar ou não seu parecer.

Os artigos são submetidos a, no mínimo, 2 pareceristas com conhecimento na área e com uma variedade de perspectivas, que revisam os textos a partir de configurações particulares e aconselham o editor no que diz respeito à sua originalidade, significância e rigor científico. Caso ocorra empate nas análises (um favorável e outro contrário), um terceiro parecerista para avaliação complementar será designado.

O prazo solicitado para envio de pareceres é de 20 dias úteis

Todo o processo é documentado e transparente, sendo que o autor pode acompanha-lo através do site da revista no sistema OJS ou pelo mail revistadearqueologia@gmail.com. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema.

É utilizada a revisão por pares duplo cega (double blind peer review) para avaliação de manuscritos, sendo que os editores-chefes garantem a ocultação da identificação entre autores e revisores durante o processo de revisão.

 

Periodicidade

Quadrimestral, meses de Janeiro, Maio e Setembro.

 

Polí­tica de Acesso Livre

Os números da revista podem ser acessados gratuitamente por todos interessados.

 

Indexadores

A partir de 2015, com o começo das publicações online, iniciaram-se esforços para adequar o períodico as plataformas e indexadores, criou-se também perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e Academia.edu.

Para uma melhor difusão online, possibilidades de comunicação e qualidade de conteúdo, há desde 2018  um  constante processo de adaptação visando novos indexadores.  Atualmente (2018-2021), as publicações da Revista de Arqueologia são totalmente online e o periódico dispõe das seguintes fontes de indexação:

    Diadorim

    Directory of Open Access Journals - DOAJ

    European Reference Index for the Humanities and Social Sciences

    General Impact Factor

    Google Acadêmico

    Journals for free

    Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex

    LatinRev

    LivRe - Revistas de Livre Acesso

    Portal Periódicos - CAPES

    PKP INDEX

    Red Iberoamericana de Inovacción y Conocimiento Cientí­fico - REDIB

    Sumários.org

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que tem seus recursos garantidos a partir do pagamento de anuidades dos seus sócios.

 

Nome da entidade ou entidades responsáveis legalmente

Sociedade de Arqueologia Brasileira

 

Política Anti-plágio

Os autores são responsáveis legalmente pelo conteúdo dos textos. Os editores da Revista de Arqueologia analisam os textos recebidos e aprovados por meio do software Plagius Professional 2.4.29 a fim de identificar e coibir possí­veis práticas de plágio.

 

Preservação Digital

A revista é preservada digitalmente pela Rede Cariniana.