Chamada para o Dossiê "Arqueologia Histórica dos Grupos Indígenas no Litoral Sudeste"
2024-07-15
Organizado por Sílvia A. Peixoto (MN-UFRJ) e Marcos André T. de Souza (MN-UFRJ), o volume pretende reunir pesquisas que, a partir de análises da materialidade arqueológica, vêm se debruçando sobre trajetórias e vivências indígenas passadas em diferentes pontos do Litoral Sudeste durante o período colonial.
O cenário de desinteresse pelos estudos envolvendo grupos indígenas em contextos de colonialismo salientado por Souza (2017) parece estar gradualmente mudando, a julgar pelo incremento considerável no número de trabalhos apresentados em eventos científicos, como recentemente verificado na VIII Reunião da SAB Sudeste, ocorrida no Rio de Janeiro. Nessa mudança, a faixa costeira da Região Sudeste tem tido importância relevante. Variados são os contextos de pesquisa (acadêmica e preventiva) em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo em que a materialidade indígena tem sido evidenciada e colocada no centro das discussões, não mais nos moldes vigentes nas décadas de 1960 e 70, mas a partir de quadros conceituais e metodológicos atualizados e mais adequados para lidar com o assunto, escapando, com isso, de abordagens e conceitos há muito ultrapassados, como o de aculturação e a separação formal entre pré-história e história. Desse modo, este dossiê procura reunir análises voltadas à temática dos encontros coloniais e das relações entre indígenas e diferentes grupos culturais a partir da perspectiva de que os grupos indígenas foram sujeitos históricos ativos no processo de colonização do território brasileiro.
A previsão de publicação é em 2025. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa e resenhas, além de traduções, até o dia 15 de outubro de 2024.
As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba Sobre - Submissões.
As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba Sobre - Submissões.