Chamada para o Dossiê "Arqueologia e Iconografias Afrodiaspóricas: agência e representação"

2025-12-16

A Revista de Arqueologia da SAB convida à todos para enviarem contribuições ao Dossiê "Arqueologia e Iconografias Afrodiaspóricas: agência e representação", organizado por Luis Symanski (DAA-UFMG) e Patrícia Letro de Brito (Amplo Engenharia e Gestão de Projetos). O dossiê visa agregar estudos sobre as expressões iconográficas presentes em contextos afrodiaspóricos nas Américas, incluindo tanto aquelas em artefatos que foram produzidos ou apropriados por essas populações, quanto as produzidas por artistas, cronistas e fotógrafos da época, a exemplo de pinturas, aquarelas, desenhos e fotografias.

Expressões iconográficas produzidas por agentes afrodiaspóricos são encontradas em uma diversidade de suportes materiais exumados de sítios históricos, a exemplo de vasilhames cerâmicos e cachimbos. Essa iconografia remete a símbolos e estéticas de origem africana que foram reproduzidos ou reconfigurados nos contextos da escravidão nas Américas, a exemplo de marcas de escarificações, cosmogramas e ideogramas. Outra expressão, ainda pouco estudada, consiste na arte rupestre elaborada por esses grupos, presente em paredes de abrigos rochosos e que, em muitos casos, remete a narrativas gráficas, vinculadas a cenas do cotidiano e ao universo simbólico.

Há, ainda, uma rica iconografia, produzida, sobretudo, por artistas estrangeiros, que retrata o universo da escravidão. Essa iconografia, quando posta em diálogo com artefatos arqueológicos de contextos afrodiaspóricos, pode revelar-se extremamente profícua para um melhor entendimento de significados, valores e práticas culturais que foram invisibilizados ou desconsiderados pelos segmentos dominantes da sociedade escravista.

Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa, resenhas e traduções , até o dia 15 de maio de 2026.

As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba
Sobre - Submissões.