Chamada para o dossiê "Zooarqueologia Neotropical"

2022-06-08

O GT Zooarquelogia Neotropical do International Council for Archaeozoology (NZWG-ICAZ), coordenado pela Drª. Caroline Borges (UFRPE), Dr. Pablo M. Fernández (CONICET e INAPL), Drª. Rosa Cristina C. L. de Souza (UFF) e Dr. A. Sebastián Muñoz (CONICET y UNC), está organizando um volume especial da Revista de Arqueologia da SAB, em forma de dossiê temático, com o seguinte tema: “Zooarqueologia, sociedades tradicionais, biodiversidade e mudanças climáticas: integrando perspectivas entre passado e futuro", em homenagem a Luz Segura. 

Este tema guiou a IV Reunião Acadêmica do NZWG-ICAZ, realizada no Recife (PE), entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021, que contou com 51 apresentações e mais de 300 inscritos, divididos em 8 sessões: Metodologias e casos de estudo sobre a exploração de recursos marinhos do litoral Atlântico e Caribe; As relações entre os camelídeos sulamericanos e sociedades humanas: olhares situados no tempo e no espaço; Diversidade espacial e temporal no aproveitamento da fauna neotropical; Tafonomia e formação de sítios; Novas perspectivas no estudo das interações entre humanos e animais; Contribuições para a compreensão dos contextos mortuários associados a restos de animais; A natureza transformada: artefatos feitos em matérias-primas animais; Múltiplos aspectos da interação humanos-animais na Amazônia. 

Acreditamos que o dossiê, assim como foi a reunião, é uma oportunidade para que a comunidade de zooarqueólogXs que atua nos neotrópicos compartilhe suas pesquisas. Os Neotrópicos - região biogeográfica que vai do centro e sul do México ao sul da América do Sul e ilhas adjacentes - apresentam particularidades relevantes para a compreensão da diversidade e mudança das interações entre humanos e animais ao longo do tempo, assim como as propriedades do registro arqueofaunístico resultante. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa e resenhas, além de traduções. 

A data limite para envio de trabalhos é 31 de outubro de 2022. A previsão de publicação é setembro de 2023. As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba Sobre - Submissões. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa e resenhas, além de traduções.