Chamada para o dossiê "Arqueologias Negras"
A urgência das arqueologias negras e das negras arqueologias encontrou escuta na SAB (Sociedade de Arqueologia Brasileira), que a partir de uma provocação da Rede de Arqueologia Negra propôs um dossiê sobre o assunto a ser editado pela sociedade e organizado pela rede. Assim, este espaço de visibilidade resgata uma lacuna, uma dívida importante dentro da arqueologia brasileira. Para tanto, será importante que negras e negros da rede ou não, com interesse na temática, que deve e pode transversalizar com outros saberes se coloquem a trabalho no sentido de oferecer um conhecimento nosso, por nós, de nós, conosco para integrar este número especial que se apresenta.
A disciplinarização acadêmica encontrou na arqueologia também um lugar de colonização, um discurso do patriarcado branco, conservador e racista, que somou a tantos outras disciplinas para a invisibilidade do fazer, estar e saber negro neste país. Pois bem, chegou a hora de continuar a mudar esta realidade.
As submissões de artigos para esse dossiê vão até julho de 2023. Mais informações sobre as submissões na Revista de Arqueologia podem ser encontradas na aba "Sobre" - "Submissões".