Estórias de arqueo-pescador

considerações sobre a pesca nos sítios de grupos pescadores-coletores do litoral

Autores

  • Levy Figuti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24885/sab.v11i1.136

Resumo

Na última década, os estudos sobre os vestígios de ictiofauna presentes em sítios costeiros préhistóricos da região Sul-Sudeste tem apresentado índices quantitativos que permitem observar algumas tendências gerais da atividade de pesca destes grupos. Aparentemente na maioria dos sítios a disponibilidade das espécies no meio rege a sua importância nos sítios, as estratégias de pesca parecem ter tido grande estabilidade pois em sítios da mesma região as freqüências relativas das espécies pennanece muito simila¡ no decorrer do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEGOSSI, A . 1988. Aspectos da dieta e tecnologia em uma comunidade de pescadores do litoral de São Paulo (ilha de Búzios). Encontro de Ciências Sociqis e o Mar no Brasil. 2, São Paulo, NIIPAUBUSP: IOUSP/ F.FORD/IUCN. 79-91p.

BANDEIRA, D.R. 1992. Mudança na estratégia de subsistência. O sítio arqueológico Enseada I - um estudo de caso. Florianópolis, dissertação de mestrado, Depto. de Antropologia, UFSC.

CARVALHO FILHO, A. 1994. Peixes. Costa Brasileira. Ed. Marca d'Água, São Paulo. 304p.

CUNHA, L.H.O. ; ROUGELLE, M.D. 1989. Comunidades litorâneas e unidades de proteção ambiental: convivência e conflitos; o caso de Guaraqueçaba (Pararuí). Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas Úmidas no Brasil, série Estudos de Caso n" 2, USP/F.Ford./UICN,78p.

DIEGUES, A.C. 1988 Formas de organização daprodução pesqueirano Brasil: alguns aspectos metodológicos. Encontro de Ciências Sociais e o Mqr no Brasil. 2, São Paulo, NLJPAUB-USP: IOUSP/F.FORD/IUCN. 1-39p.

FIGUTI, L. 1993. O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, S. Paulo, 3: 67-80.

FIGUTI, L.; KLÖKLER, D.M. 1996 Resultados preliminares dos vestígios faunísticos do sambaqui Espinheiros II (Joinville, SC). Rev. do Museu de Arqueologiae Etnologia, S. Paulo, 6:169-187.

GARCIA, C.D.R. 7972. Estudo comparativo das fontes de Alimentação de duas populações pré-históricas do litoral paulista. São Paulo, tese de doutoramento, IBUSP.

LIMA, T.A. 1991. Dos mariscos aos peixes: um estudo zooarqueológico de mudança de subsistência na pré-história do Rio de Janeiro. São Paulo, tese de doutoramento, FFLCHUSP.

MOURÃO, F.A . A. 1967. A pesca no litoral sul do estado de São Paulo: o pescador lagunar de lguape - Cananéia. São Paulo, dissertação de mestrado, IOUSP.

PAIVA FILHO, A . F.; GIANNIM, R.; RIBEIRO NETO, F.B.; SCHMIEGELOW, J.M.M. 1987. Ictiofauna do complexo baia -estuário de Santos e São Vicente, SP, Brasil. ReI. Int. Ins. Ocean., USP, 17:1-10.

RIBEIRA NETO, F.B. 1988. A interação entre os processos sociais e os processos naturais na pesca artesanal na Baixada Santista. Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil.2, São Paulo, NUPAUB -USP: IOUSPÆ.FORD/ruCN. 53-62p.

RIBEIRA NETO, F.B. ; OLIVEIRA, M.F. 1989. Estratégias d.e sobrevivência de comunidades litorôneas em regiões ecologicamente degradadas: o caso da Baixadn Santista. Programa de Pesquisa e Conservação de Á¡eas Úmidas no Brasil, série Estudos de Caso no 1, USP/ F.Ford/LIICN,1.22p.

SALES, R.J.R. 1988. Aspectos da pesca artesanal na região lagunar de lguape-Cananéia. Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil. 2, Sã.o Paulo, NUPAIJB-USP: IOUSPÆ.FORD/ruCN. 63-75p.

SILVA, L.G.S. 1993. Caiçaras e Jangadeiros: culturamarttimn e modernização no Brasil. São Paulo. CEMAR/USP. I 45p.

Downloads

Publicado

1998-06-30

Como Citar

FIGUTI, Levy. Estórias de arqueo-pescador: considerações sobre a pesca nos sítios de grupos pescadores-coletores do litoral. Revista de Arqueologia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–70, 1998. DOI: 10.24885/sab.v11i1.136. Disponível em: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/136. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)