Espelho ou tímpano?

reflexões em torno da identificação de um objeto circular na iconografia de vasos Áticos e Italiotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24885/sab.v33i2.759

Palavras-chave:

Arqueologia Clássica, iconografia, cerâmica

Resumo

Analisa-se aqui uma oinochoe ápula, conservada em Varsóvia, produzida no final da técnica de figuras vermelhas, c. 300 a.C, e próxima do Pintor de Mignot, de um grupo muito tardio de pintores, em que a técnica colapsara. Sua iconografia singular se destaca devido ao objeto circular na mão da figura feminina, identificado como espelho (κάτοπτρον) ou tympanon (τύμπανον). Realizamos um exercício de interpretação, discutindo aspectos passíveis de análise iconográfica, comparando a pintura de vasos ática e italiota. Concluímos: o objeto circular não é compatível com um tympanon, mas sim como um espelho — espelho especial, místico, ligado ao culto a Eros, importante no séc. IV a.C. na Itália meridional, em que o espelho desempenhava um papel místico.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

VERGARA CERQUEIRA, F. Espelho ou tímpano? reflexões em torno da identificação de um objeto circular na iconografia de vasos Áticos e Italiotas. Revista de Arqueologia, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 92–117, 2020. DOI: 10.24885/sab.v33i2.759. Disponível em: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/759. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo