A importância da arquitetura pré-histórica e indígena como referência dentro de um processo integrado de resgate cultural
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v7i1.96Palavras-chave:
Resgate cultural, Arquitetura indígena, MalocaResumo
Este artigo visa estimular trabalhos mais interdisciplinares e que geram conhecimento sobre o tema enfocando, a partir da constatação da exiguidade de abordagens conjuntas, sendo a maioria voltadas para a Arqueologia Histórica e ligadas ao aparelho público. Dá seu depoimento sobre a demanda existente da área através de exemplos vividos em três grupos indígenas: Bororo, Xavante e Bakairi. Cita outros autores que discutem a vivenda indigena, a função sócio-política da maloca, sua relação com os cosmos, a maloca como calendário solar, etc. Discute o potencial do trabalho conjunto e do campo da arqueologia pré-histórica brasileira. Legitima as relações citadas, através da visão de antropólogos, indicando como prioridade a Etnoarqueologia, que obteve os melhores resultados até o momento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Lúcia Franco Pardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.