Chamada para o dossiê “Arqueometria”
Os trabalhos sistemáticos em Arqueometria realizados no Brasil começaram na década de 90 (com exceção da datação, com tradição mais antiga no país, assim como alguns trabalhos pontuais), com poucos pesquisadores e alguns grupos envolvidos, em diferentes graus de complexidade. Nos cerca de trinta anos seguintes esta área experimentou um crescimento vertiginoso de trabalhos, novos grupos e laboratórios, assim como na formação de recursos humanos a ela dedicados. Simpósios temáticos dedicados à Arqueometria tem sido realizados nas reuniões anuais da SAB (Regional Sul e Nacional) desde 2018. Vários congressos nacionais há quase duas décadas têm sessões dedicadas ao estudo do patrimônio cultural, como a da RTFNB da SBF e o INAC/ENAN da ABEN. Em 2007 foi criado e realizado em São Paulo o 1o Simpósio Latino Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação de Patrimônio Cultural (LASMAC), que em 2022 estará na sua VIII edição no Uruguai, tendo percorrido neste período sete países latinoamericanos. Em 2015 foi publicado o número especial dos Cadernos do CEOM n.43 com o tema “Arqueometria para bens culturais”, com um pioneiro perfil de trabalhos nesta área. Neste ano de 2022 acontecerá a VI Escola Brasileira de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio (EBRARQ 2022), de edição bienal.
É dentro deste contexto que se enquadra o dossiê especial de Arqueometria da Revista de Arqueologia da SAB, para o qual chamamos a comunidade dos pesquisadores para contribuir na elaboração de um painel atualizado dos trabalhos de arqueomeria aplicados à Arqueologia.
A data limite para envio de trabalhos é 01 de dezembro de 2022. A previsão de publicação é maio de 2023. As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba Sobre - Submissões. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa e resenhas, além de traduções.