Chamada para o dossiê “Arqueometria”

2022-06-20

Os trabalhos sistemáticos em Arqueometria realizados no Brasil começaram na década de 90 (com exceção da datação, com tradição mais antiga no país, assim como alguns trabalhos pontuais), com poucos pesquisadores e alguns grupos envolvidos, em diferentes graus de complexidade. Nos cerca de trinta anos seguintes esta área experimentou um crescimento vertiginoso de trabalhos, novos grupos e laboratórios, assim como na formação de recursos humanos a ela dedicados. Simpósios temáticos dedicados à Arqueometria tem sido realizados nas reuniões anuais da SAB (Regional Sul e Nacional) desde 2018. Vários congressos nacionais há quase duas décadas têm sessões dedicadas ao estudo do patrimônio cultural, como a da RTFNB da SBF e o INAC/ENAN da ABEN. Em 2007 foi criado e realizado em São Paulo o 1o Simpósio Latino Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação de Patrimônio Cultural (LASMAC), que em 2022 estará na sua VIII edição no Uruguai, tendo percorrido neste período sete países latinoamericanos. Em 2015 foi publicado o número especial dos Cadernos do CEOM n.43 com o tema “Arqueometria para bens culturais”, com um pioneiro perfil de trabalhos nesta área. Neste ano de 2022 acontecerá a VI Escola Brasileira de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio (EBRARQ 2022), de edição bienal.

É dentro deste contexto que se enquadra o dossiê especial de Arqueometria da Revista de Arqueologia da SAB, para o qual chamamos a comunidade dos pesquisadores para contribuir na elaboração de um painel atualizado dos trabalhos de arqueomeria aplicados à Arqueologia.

A data limite para envio de trabalhos é 01 de dezembro de 2022. A previsão de publicação é maio de 2023. As regras para submissão podem ser acessadas através do site da Revista de Arqueologia, na aba Sobre - Submissões. Serão aceitos artigos inéditos, ensaios, resumos de teses e dissertações, notas de pesquisa e resenhas, além de traduções.