Fumo e arqueologia histórica

O tabaco e cachimbos importados no brasil, séculos XVII ao XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24885/sab.v34i2.947

Palavras-chave:

Resenha, cachimbo, fumo, tabaco

Resumo

Esta resenha trata do livro “Fumo e Arqueologia Histórica: o tabaco e cachimbos importados no Brasil, séculos XVII ao XX”, de Sarah de Barros Viana Hissa. Assim, aborda os principais temas discutidos pela autora, como os usos e significados associados ao fumo de tabaco e aos cachimbos de caulim, além da relação destes artefatos com questões nacionalistas, identitárias e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Comerlato, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Pós-Doutora pelo PPGSC/UFBA e pelo PPGDCI/UEFS. Doutora e Mestre em História com concentração em Arqueologia pela PUCRS. Graduada em História pela UFSC. Professora no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural, no Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas e no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Referências

HISSA, Sarah de Barros Viana. Fumo e Arqueologia Histórica: o tabaco e cachimbos importados no Brasil, séculos XVII ao XX. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Como Citar

LIMA, A. R.; COMERLATO, F. . Fumo e arqueologia histórica: O tabaco e cachimbos importados no brasil, séculos XVII ao XX. Revista de Arqueologia, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 257–259, 2021. DOI: 10.24885/sab.v34i2.947. Disponível em: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/947. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Resenha