Sobre a Revista

Polí­tica editorial

A Revista de Arqueologia tem como público alvo a toda comunidade acadêmica e científica das Áreas de Arqueologia Brasileira e campos afins. 

A periodicidade da Revista de Arqueologia é quadrimestral, publicando sempre em Janeiro, Maio e Setembro, sendo que os números podem ser temáticos e/ou compostos por artigos submetidos em fluxo contínuo. As temáticas enquadram-se nas categorias do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), são elas: Arqueologia (7.03.00.00-3), Arqueologia Histórica ( 7.04.03.00-7) e Arqueologia Pré-Histórica (7.04.02.00-0). A submissão de contribuições se dá em fluxo contínuo. O processo editorial de cada contribuição submetida ocorre dentro da ordem cronológica de recebimento das submissões, à  exceção das contribuições que compõem números temáticos ou especiais.

Serão aceitos para publicação trabalhos elaborados em português, espanhol e inglês. As categorias de contribuição são:  artigos originais, artigos de revisão ou atualização, resenhas, resumos de dissertação ou tese, notas, documentos inéditos, entrevistas e vídeos científicos. Não serão aceitos relatórios de pesquisas de campo. Estas categorias estão definidas nas instruções para os autores.

No caso específico de artigos originais e artigos de revisão ou atualização, estes somente serão aceitos após serem submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. A pertinência para publicação será avaliada pelos editores, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições. Notas, resumos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, resenhas, documentos inéditos e vídeos científicos serão submetidos à apreciação dos editores.

O tempo médio entre o recebimento da submissão e a avaliação do manuscrito, com decisão editorial, é de 3 a 6 meses após o envio. E o tempo médio entre a decisão editorial e a publicação do artigo, também é de 3 a 6 meses. Assim, o tempo médio entre o recebimento do artigo e sua publicação é de 12 meses.

Não serão cobradas taxas para submissão de artigos e/ou referentes ao processamento de artigo. A Revista de Arqueologia transfere aos autores os direitos de copyright e de publicação.

 

Missão

Visa promover a disseminação e socialização do conhecimento científico produzido sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Sendo periódico de fluxo contínuo e temático, a revista cria um espaço acadêmico de comunicação do conhecimento sobre arqueologia produzido por instituições de ensino, autônomos(as), pesquisadores(as), estudantes e empresas.

 

Idioma dos títulos, resumos, palavras-chave e texto

Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma original do texto do artigo e no idioma inglês. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês.

 

Processo de Avaliação

A revista recebe artigos em fluxo contínuo, sendo responsabilidade dos editores analisar em qual volume estes serão publicados, bem como a sua pertinência, ou não, para o periódico. Também dependerá da escolha dos editores avaliarem sobre a produção de volumes temáticos ou especiais.

Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou especiais deverão respeitar as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. É reservado aos pareceristas o anonimato, cabendo a eles assinar ou não seu parecer.

Os artigos são submetidos a, no mínimo, 2 pareceristas com conhecimento na área e com uma variedade de perspectivas, que revisam os textos a partir de configurações particulares e aconselham o editor no que diz respeito à sua originalidade, significância e rigor científico. Caso ocorra empate nas análises (um favorável e outro contrário), um terceiro parecerista para avaliação complementar será designado. Os pareceristas são externos à Sociedade de Arqueologia Brasileira (que promove a publicação do periódico) e podem ser, também, estrangeiros.

Todo o processo é documentado e transparente, sendo que o autor pode acompanha-lo através do site da revista no sistema OJS ou pelo mail revistadearqueologia@gmail.com. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema. O prazo solicitado para envio de pareceres é de cerca de 20 dias úteis. O tempo médio entre o recebimento da submissão e a avaliação do manuscrito, com decisão editorial, é de 3 a 6 meses após o envio. E o tempo médio entre a decisão editorial e a publicação do artigo, também é de 3 a 6 meses. Assim, o tempo médio entre o recebimento do artigo e sua publicação é de 12 meses.

É utilizada a revisão por pares duplo cega (double blind peer review) para avaliação de manuscritos, sendo que os editores-chefes garantem a ocultação da identificação entre autores e revisores durante o processo de revisão.

Em função da transparência do fluxo editorial, a Revista tem por política editorial que os próprios editores não façam publicações de artigos enquanto na gestão do periódico.

 

Direitos Autorais

Tendo em vista que a Revista de Arqueologia da SAB é uma publicação científica gratuita em todas suas etapas, não existindo qualquer tipo de custo de publicação ou acesso para autores e leitores, assumimos que os artigos nela publicados podem ser reproduzidos (na íntegra ou em parte) por quaisquer meios e distribuídos, incluindo figuras, fotos e traduções; desde que sejam creditados os autores da submissão original e não seja feito qualquer tipo de alteração ao texto ou ao seu conteúdo imagético. 

Os(as) autores(as) dos trabalhos possuem direitos autorais sobre os textos e são os(as) responsáveis legais pelo seu conteúdo; no entanto, estes licenciam a revista para reproduzir e distribuir o artigo e suas imagens. 

Enquanto um periódico de livre acesso, a Revista de Arqueologia da SAB permite o download gratuito dos trabalhos publicados e o seu compartilhamento livre, no entanto, é imprescindível que seja atribuído crédito ao(à)(s) autor(a)(as)(es) e que não sejam realizadas alterações de nenhuma forma.

A Revista permite o autoarquivo dos artigos publicados em repositórios institucionais, temáticos ou páginas da web pessoais a partir do momento da publicação do texto e em sua versão pós-print corrigida.

 

Periodicidade

A Revista de Arqueologia publica, quadrimestralmente, três números por ano. As publicações são realizadas nos meses de janeiro, maio e setembro.

 

Polí­tica de Acesso Livre

Os números da revista podem ser acessados gratuitamente por todos interessados.

 

Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Bibliotecas Virtuais

A partir de 2015, com o começo das publicações online, iniciaram-se esforços para adequar o períodico as plataformas e indexadores, criou-se também perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e Academia.edu.

Para uma melhor difusão online, possibilidades de comunicação e qualidade de conteúdo, há desde 2018  um  constante processo de adaptação visando novos indexadores, diretórios e bases de dados.  Atualmente (2018-2021), as publicações da Revista de Arqueologia são totalmente online e o periódico dispõe das seguintes fontes de

INDEXAÇÃO:

DIRETÓRIOS:

BASES DE DADOS:

BIBLIOTECAS VIRTUAIS:

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que tem seus recursos garantidos a partir do pagamento de anuidades dos seus sócios.

 

Nome da entidade ou entidades responsáveis legalmente

Sociedade de Arqueologia Brasileira.

 

Política Anti-plágio

Os autores são responsáveis legalmente pelo conteúdo dos textos. Os editores da Revista de Arqueologia analisam os textos recebidos e aprovados por meio do software Plagius Professional, a fim de identificar e coibir possí­veis práticas de plágio.

Antes de acusar um autor de plágio, o contatamos, enviando as evidências que encontramos de um possível plágio, dando a ele uma oportunidade de pronunciamento.

 

Preservação Digital

A revista é preservada digitalmente pela Rede Cariniana.