A Conservação do Patrimônio Arqueológico através das Intervenções Arquitetônicas no Bairro do Recife no Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v35i3.1010Palavras-chave:
Arquitetura, Conservação, Patrimônio arqueológicoResumo
Este trabalho apresenta o panorama da conservação do patrimônio arqueológico no recorte do Bairro do Recife a partir dos resultados da análise das intervenções arquitetônicas para a conservação das estruturas arqueológicas evidenciadas nas primeiras duas décadas do século XXI. A análise considerou as abordagens conceituais, critérios e princípios adotados, buscando revelar ideologias, teoria e práticas das intervenções e a interação com as pesquisas arqueológicas no trato desses bens. A pesquisa se respalda na ideia do arqueólogo Hugo Benavides (2013) do papel da Arqueologia como agente sociopolítico e na crítica sobre o impacto do capitalismo nas práticas de conservação. As considerações constataram a predominância na perpetuação de um sistema de poder, comprovadas principalmente pelo favorecimento dos projetos destinados as classes econômicas privilegiadas.
Downloads
Referências
BENAVIDES, O. Hugo. Retornando à Origem: Arqueologia social como filosofia latino-Americana. (Publicado originalmente na Revista Latin American Antiquity, vol. 12, Nº 4, 2001. P. 355-370. TRADUZIDO DO INGLÊS EM 2013.
HANDSMAN, RUSSELL G.& LEONE, MARK. P. Living history and critical archaeology in the reconstruction of the past. In:
Pinsk, Valery&Wylie, Alison (eds.). Critical traditions in contemporary archaeology.2ª ed. Albuquerque.New Mexico. University of New Mexico Press.1995.
SANTOS, N. F. Interface entre Arquitetura e Arqueologia na Preservação do Patrimônio Cultural Urbano. Dissertação de Mestrado. Pelotas, RS: Universidade Federal de Pelotas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cecília Barthel Carneiro Campello, Scott J. Allen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.