Territórios em disputa
o papel da pesquisa etnoarqueológica nos estudos de identificação e delimitação das terras indígenas Guarani Ñandeva no sudeste do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v26i1.371Palavras-chave:
Guarani Ñandeva, Território, São PauloResumo
Em diferentes períodos históricos as terras da região sudeste paulista eram habitadas por populações indígenas Guarani e que durante o processo de colonização foram transferidas para a Terra Indígena Araribá, município de Avaí, região de Bauru, centro oeste do estado, local da criação de um dos primeiros aldeamentos ofciais do SPI. O próprio deslocamento Guarani pelo seu Território demonstra que eles sempre foram da região estudada e que não chegaram por acaso ao local. As migrações aconteciam anteriormente à chegada dos europeus, constituindo-se em aspectos próprios da cultura Guarani. O que se pretende desenvolver nesse artigo é o entendimento de aspectos da dinâmica de ocupação Guarani Ñandeva no vale do rio Itararé, além de informações sobre o grupo no que diz respeito a dados etnoarqueológicos sobre a ocupação das terras indígenas, tendo em vista os aspectos culturais, espaciais e temporais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Robson Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.