Cadastramento e divulgação dos sítios arqueológicos do baixo vale do Ribeira

Autores

  • Maria Cristina Mineiro Scatamacchia Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
  • Suely Moraes Ceravolo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
  • Célia Maria Cristina Demartini Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24885/sab.v8i1.472

Palavras-chave:

Baixo vale do Ribeira, Levantamento Arqueológico, Cadastramento de sítios

Resumo

O cadastramento é sem dúvida a principal arma para a proteção do patrimônio arqueológico. Qualquer projeto de preservação e gerenciamento dos sítios arqueológicos só pode ser realizado a partir de um levantamento sistemático. Mesmo reconhecendo a importância das técnicas de levantamento e elaboração de fichas de registro, o nosso objetivo nesta comunicação não será discutir este aspecto. Pretendemos apresentar o enfoque relacionado ao processo de comunicação que foi introduzido na metodologia de cadastramento que estamos desenvolvendo no baixo vale do Ribeira. O levantamento sistemático de uma região pode levar anos e, sem a pesquisa e a divulgação dos dados, este trabalho não signihca nada para a comunidade local. Pensando em Arqueologia como algo que deve ser de interesse público, estamos desenvolvendo paralelamente ao programa de cadastro, um de gerenciamento do patrimônio arqueológico, com propostas museológicas educacionais para a divulgação e utilização social dos sítios arqueológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SCATAMACCHIA, M. C. M.; HIRATA, E. F. V.; BRAVO,I,. A.; CER.4,VOLO, S. M' - "A divulgação da pesquisa arqueológica junto à comunidade: o papel do Museu Regional." Dédalo nº26, São Paulo, pag. 97-109.

SCATAMACCHIA, M. C. M. CERÁVOLO, S.; BRAVO, L' A'; HIRATA, E. V' - "A recuperação do passado: uma exposição sobre os vestigios da ocupação humana no baixo Vale do Ribeira". Dédalo, nº 28, São Paulo, pag. 15-37.

SCATAMACCHIA, M. C. M.; CERÁVOLo, S. M.; DEMARTINI, M. C. C. "A caverna do ódio: um exemplo de utilização social do sítio arqueológico". Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia nº 2, São Paulo, pág. 115-121.

Downloads

Publicado

1994-06-30

Como Citar

MINEIRO SCATAMACCHIA, Maria Cristina; MORAES CERAVOLO, Suely; DEMARTINI, Célia Maria Cristina. Cadastramento e divulgação dos sítios arqueológicos do baixo vale do Ribeira. Revista de Arqueologia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 167–171, 1994. DOI: 10.24885/sab.v8i1.472. Disponível em: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/472. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)