O plural e o singular das arqueologias indígenas
DOI:
https://doi.org/10.24885/sab.v25i2.353Resumo
Nas últimas décadas, a arqueologia presenciou o surgimento das chamadas “arqueologias alternativas” e/ou “arqueologias colaborativas”. Isto significou o desencadeamento de novas formas de pensar e fazer arqueologia, onde a multivocalidade e a reflexividade são entendidas como componentes fundamentais da prática arqueológica, desde a concepção do projeto, até a construção do conhecimento e a divulgação dos dados da pesquisa. Neste trabalho pretendo discorrer sobre algumas destas novas experiências arqueológicas, procurando evidenciar seus aspectos comuns e suas particularidades contextuais. O objetivo deste texto é evidenciar que essas arqueologias implicam em uma redefinição dos parâmetros éticos da arqueologia.
Downloads
Referências
ANAWAK, J. 1996. Inuit perceptions of the past. In: R. W. Preucel, I. Hodder. (Orgs.). Contemporary Archaeology in Theory (a reader). Cambridge, Blackwell, pp. 649-651.
ATALAY, S. 2008. Multivocality and indigenous archaeologies. In: J. Habu; C. Fawcett e J. M. Matsunaga (Eds.). Evaluating multiple narratives. Beyond nationalist, colonialist, imperialist archaeologies. New York, Springer, pp. 29-44.
BENAVIDES, O. H. 2009. Translating Ecuadorian modernities: Pre-Hispanic Archaeology and the reproduction of global difference. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp. 228-248.
BENDREMER, J. C.; THOMAS, E. L. 2008. The tribe and the trowel: An indigenous archaeology and the Mohegan Archaeological Field School. In: Stephen W. Silliman (Ed.). Collaborating at the Trowel’s Edge: Teaching and Learning in Indigenous Archaeology. Tucson, Amerind Foundation and University of Arizona Press, pp.50-66.
BESPALEZ, E. 2009. Levantamento Arqueológico e Etnoarqueologia na Aldeia Lalima, Miranda/MS: um estudo sobre a trajetória histórica da ocupação indígena regional. São Paulo: Dissertação de Mestrado MAE-USP.
BRUCHAC, M. M.; HART, S. M.; WOBST, H. M. (Eds.). 2010. Indigenous Archaeologies. A reader on descolonization. Walnut Creek, Left Coast Press.
CABRAL, M. P. 2012. No tempo das pedras moles - arqueologia e simetria na floresta. Exame de qualificação de doutorado. Belém, Programa de Pós-Graduação em Antropologia/Universidade Federal do Pará.
COLWELL-CHANTHAPHONH, C. 2009a. The archaeologistas world citizen: on the morals of heritage preservation and destruction. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp. 140-165.
COLWELL-CHANTHAPHONH, C. 2009b. Myth of the Anasazi: Archaeology language, collaborative communities, and the contested past. Public Archaeology, London, 8(2-3):191-207.
COLWELL-CHANTHAPHONH, C. e FERGUSON, T. J.(Eds.). 2008. Collaboration in Archaeological Practice. Engaging descendent communities. Lanham: Altamira Press.
COLWELL-CHANTHAPHONH, C.; Colwell-Chanthaphonh, Chip, T.J. Ferguson, Dorothy Lippert, Randall Mcguire, George Nicholas, Joe Watkins e Larry Zimmerman 2010. The Premise and
Promise of Indigenous Archaeology. American Antiquity, Washington D. C., 75(2):228-238. CROES, D. R. 2010. Courage and thoughtful scholarship = Indigenous archaeology partnerships. American Antiquity, Washington D. C., 75(2):211-216.
EREMITES DE OLIVEIRA, J. 1996. Guató – Argonautas do Pantanal. Porto Alegre, Edipucrs.
EREMITES DE OLIVEIRA, J. 2002. Da Pré-História à História Indígena: (Re)pensando a Arqueologia e os Povos Canoeiros do Pantanal. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica. Porto Alegre.
EREMITES DE OLIVEIRA, J. 2005. Por uma Arqueologia socialmente engajada: Arqueologia Pública, Universidade Pública e Cidadania. In: P. P. A. Funari; C. E. Orser Jr.; S. N. O. Schiavetto (Orgs.). Identidades, discurso e poder: estudos da arqueologia contemporânea. São Paulo: Annablume/FAPESP. pp. 117-132.
EREMITES DE OLIVEIRA, J. 2007. Cultura material e identidade étnica na arqueologia brasileira: um estudo sobre a discussão sobre a tradicionalidade da ocupação Kaiowá da terra indígena
Sucuri’y. Revista de Arqueologia, 16: 29-49.
EREMITES DE OLIVEIRA, J. 2010. Sobre a necessidade do trabalho antropológico para o licenciamento ambiental: avaliação dos impactos gerados a partir da pavimentação asfáltica da Rodovia BR-384 sobre a comunidade Kaiowa de Ñande Ru Marangatu. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), Dourados, 4:1-24.
EREMITES DE OLIVEIRA, J.; PEREIRA, L. M. 2009. Ñande Ru Marangatu: Laudo antropológico e histórico sobre uma Terra Kaiowa na fronteira do Brasil com o Paraguai, Município de Antônio João, Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UFGD.
Fairclough, G.; Harrison, R.; Jameson Jr E.; Schofield, J. (Eds.).2008. The Heritage Reader. London, Routledge.
FAUSTO, C. 2006. Ciência de Contrato e o Contrato da Ciência: Observações sobre o laudo da empresa Documento sobre a PCH Paranatinga II (rio Culuene, MT). Notícias Socioambientais,
/09/2006 São Paulo. http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2317
FOANA´OTA, L. A. 2010. The indigenous peoples´ views of Archaeology in Solomon Islands. In: C. Phillips e H. Allen (Eds.). Bridging to divide: indigenous communities and archaeology into the 21st century. Walnut Creek, Left Coast Press, pp.181-196.
FUNARI, P. P. A.; OLIVEIRA, N. V.; TAMMANINI, E. 2005. Arqueologia para o público leigo no Brasil: três experiências. In: FUNARI, P. P. A., ORSER, C. E., SCHIAVETTO, S. N. O. (Orgs.). Identidades, discurso e poder: estudos da arqueologia contemporânea. São Paulo: Annablume. pp. 105-116.
FUNARI, P. P. A.; ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. 2007. Ethics, capitalism and public archaeology in Brazil. In: Y. Hamilakis; P. Duke (Eds.). Archaeology and Capitalism. London, Routledge,pp.137-149.
GNECO, C.; Rocabado, P. A. (Eds.). 2010. Pueblos indígenas y arqueologías en América Latina. Bogotá: Universidad de los Andes.
GONZÁLEZ-RUIBAL, A. 2008. Time to destroy. An Archaeology of supermodernity. Current Anthropology, Chicago, 49(2):247-279.
GONZÁLEZ-RUIBAL, A. 2009. Vernacular cosmopolitanism: an archaeological critique of universal reason. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp113-139.
GREEN, L.F.; GREEN, D.R.; NEVES, E.G. 2003. Indigenous knowledge and archaeological science. Journal of Social Archaeology, Thousand Oaks, 3(3):366-398.
GREER, S.; HARRISON, R.; McINTYRE-TAMWOY, S. 2002. Community-based Archaeology in Australia. World Archaeology, London, 34(2): 265-287.
GRÜNBERG, G. Os Kaiabi do Brasil Central – História e Etnografia. São Paulo: ISA. 2004.
HABER, A.; Londoño, W.; Mamaní, E.; Roda, L. 2010. Part of the conversation: Archaeology and locality. In: C. Phillips e H. Allen (Eds.). Bridging to divide: indigenous communities and archaeology into the 21st century. Walnut Creek, Left Coast Press, pp.81-92.
HABU, J.; Fawcett, C.; Matsunaga, J. M. (Eds.). 2008. Evaluating multiple narratives. Beyond nationalist, colonialist, imperialist archaeologies. New York, Springer, Hamilakis, Y.; Anagnostopoulos, A. (Eds.). 2009. Archaeological ethnographies: a special issue of Public Archaeology. Public Archaeology, London, 8(2-3).
HECKENBERGER, M.; KUIKURO, A.; KUIKURO, U. T.; RUSSEL, J C.; SCHMIDT, M. ; FAUSTO, Carlos ; FRANCHETTO, B. 2003. Amazonia 1492: Pristine Forest or Cultural Parkland? Science, 301:1710-1714.
HECKENBERGER, M. 1996. War and Peace in the Shadow of Empire: Sociopolitical Change in the Upper Xingu of Southeastern Amazonia, A. D. 1400-2000. Ann Arbor, PhD. Thesis. University of Pittsburgh.
HECKENBERGER, M. 2008. Entering the agora: archaeology, conservation, and indigenous peoples in the Amazon. In: C. Colwell-Chanthaphonh e T.J. Ferguson. (Eds.). Collaboration in
Archaeological Practice. Engaging Descendent Communities. Lanham, Altamira Press. pp. 243-272.
HODDER, I. 1999. The Archaeological Process. Oxford: Blackwell.
HODDER, I. 2008. Multivocality and social Archaeology. In: J. Habu; C. Fawcett e J. M. Matsunaga (Eds.). Evaluating multiple narratives. Beyond nationalist, colonialist, imperialist archaeologies. New York, Springer, pp. 196-200.
LIEBMANN, M. 2008a. Introduction: The intersections of Archaeology and Postcolonial studies. In: M. Liebmann e U. Z. Rizvi (Eds.). Archaeology and the Postcolonial Critique. Lanham, Altamira Press,pp. 1-20.
LIEBMANN, M.; RIZVI, U. Z. (Eds.). 2008. Archaeology and the Postcolonial Critique. Lanham: Altamira Press.
LIGTHFOOT, K. G. 2008. Collaborative research programs: Implications for the practice of North American Archaeology. In: Stephen W. Silliman (Ed.). Collaborating at the Trowel’s Edge: Teaching and Learning in Indigenous Archaeology. Tucson, Amerind Foundation and University of Arizona Press, pp.211-227.
LILLEY, I. 2009. Strangers and brothers? Heritage, human rights, and cosmopolitan Archaeology in Oceania. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp. 48-67.
LYDON, J. 2009. Young and free: The Australian past in a global future. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp. 28-47.
MARSHALL, Y. 2002. What is community archaeology. World Archaeology, London, 34(2): 211-219.
MENÉNDEZ, M. E. 1992. A área Madeira-Tapajós: situação de contato e relações entre colonizador e indígena. In: Cunha, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, pp.281-296.
MESKELL, L. 2009. Introduction. Cosmopolitan heritage ethics. In: L. Meskell (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press, pp.1-27.
MESKELL, L. 2009. (Ed.). Cosmopolitan archaeologies. Durham, Duke University Press,
MESKELL, L.; Masuko van Damme, L. S. 2008. Heritage ethics and descendant communities. In: COLWELL-CHANTHAPHONH, C.; FERGUSON, T. J. (Eds.). 2008. Collaboration in Archaeological Practice. Engaging descendent communities. Lanham, Altamira Press, pp.131-150.
MILLION, T. 2005. Developing an Aboriginal archaeology: receiving gifts from White Buffalo Calf Woman. In: C. Smith e M. W. Wobst (Eds.). Indigenous archaeologies. London, Routledge, pp. 43-55.
Mills, B.; Altaha, M.; Welch, J.; Ferguson, T. J. 2008. Field Schools Without Trowels: Teaching Archaeological Ethics and Heritage Preservation. In: Stephen W. Silliman (Ed.). Collaborating at the Trowel’s Edge: Teaching and Learning in Indigenous Archaeology. Tucson, Amerind Foundation and University of Arizona Press, pp. 25-49.
MOI, F. Organização e uso do espaço em duas aldeias Xerente. Uma abordagem etnoarqueológica. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2003.
NEVES, E. G. Paths in the dark waters: archaeology as indigenous history in the Upper Rio Negro Basin, northwest Amazon. PhD. Thesis. Indiana University, Bloomington, 1998.
NICHOLAS, G. 2008. Melding science and community values: Indigenous Archaeology Programs and the negotiation of cultural differences. In: S. Silliman (Ed.). Collaborating at the Trowel’s Edge: Teaching and Learning in Indigenous Archaeology. Tucson, University of Arizona Press, pp. 28-249.
NICHOLAS, G. (Ed.). 2010. Being and becoming indigenous archaeologists. Walnut Creek, Left Coast Press.
NICHOLAS, G. 2010. Seeking the end of indigenous archaeology. In: C. Phillips e H. Allen (Eds.). Bridging to divide: indigenous communities and archaeology into the 21st century. Walnut
Creek, Left Coast Press, pp. 233-252.
NICHOLAS, G.P.; ROBERTS, A.R.; SCHAEPE, D.M.; WATKINS, J.; LEADER-ELLIOT, L. e ROWLEY, S. 2011. A considera tion of theory, principles and practice in collaborative archaeology. Archaeological Review from Cambridge, Cambridge, 26(2):11-30.
Phillips, C. 2010. Working together? Maori and archaeologists in Aotearoa/New Zeland today. In: C. Phillips e H. Allen (Eds.). Bridging to divide: indigenous communities and archaeology into the 21st century. Walnut Creek, Left Coast Press, pp.129-158.
Phillips, C.; Allen, H. (Eds.) 2010. Bridging to divide: indigenous communities and archaeology into the 21st century. Walnut Creek, Left Coast Press, PIKIRAYI, I. 2007. Ceramics and group identities. Towards a social archaeology in southern African Iron Age ceramic studies. Journal of Social Archaeology, Thousand Oaks, 7(3):286-301.
POUGET, F. 2010. Práticas arqueológicas e alteridades indígenas. São Paulo: Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. MAE/USP.
PYBURN, K. A. 2003. Archaeology for a new millenium: The rules of engagement. In: L. Derry and M. Malloy (Eds.). Archaeologists and Local Communities: Partners in Exploring the Past. Washington, D.C., The Society for American Archaeology, pp. 167-184
PYBURN, K. A. 2009. Practicing Archaeology – As if it really matters. Public Archaeology, London, 8(2-3): 161-175.
RIZVI, U. Z. 2008. Decolonizing methodologies as strategies of practice: operationalizing the Postcolonial critique in the Archaeology. In: M. Liebmann e U. Z. Rizvi (Eds.). Archaeology and the Postcolonial Critique. Lanham, Altamira Press, pp. 109-127.
ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. 2005. Sociedade e Arqueologia. São Paulo. Tese de Livre-Docência. Museu de Arqueologia e EtnologiaUniversidade de São Paulo.
ROBRHAN-GONZALEZ, E. 2006. Nota de esclarecimento – Programa de diagnóstico antropológico e de patrimônio cultural da PCH Paranatinga II. São Paulo: Documento Arqueologia e Antropologia. (texto impresso).
RODRIGUES, P. M. 1993. Laudo Antropológico de Identificação e Delimitação das Terras Indígenas Munduruku e Kayabi Gleba Sul. Brasília: FUNAI.
RODRIGUES, R. A. 2007. Os caçadores-ceramistas do sertão paulista: um estudo etnoarqueológico da ocupação Kaingang no vale do rio Feio/Aguapeí. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, FFLCH. Universidade de São Paulo. São Paulo.
SHEPHERD, N. 2003. When the hand that holds the trowel is black... Disciplinary practices of self-representation and the issue of `native’ labour in Archaeology. Journal of Social Archaeology, Thousand Oaks, 3(3): 334-352.
Silliman, S. W. (Ed.). 2008. Collaborating at the Trowel’s Edge: Teaching and Learning in Indigenous Archaeology. Tucson, Arizona University Press.
Silliman, S. W. 2010. The Value and Diversity of Indigenous Archaeology: A Response to McGhee. American Antiquity, Washington D. C., 75(2):217-220.
SILVA, F. A. 2000. As Tecnologias e seus Significados. São Paulo: Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, FFLCH. Universidade de São Paulo.
SILVA, F. A. 2002. Mito e arqueologia. A interpretação dos Asurini do Xingu sobre os vestígios arqueológicos encontrados no parque indígena Kuatinemu – Pará. Horizontes Antropológico,
Porto Alegre, 8(18):175-187.
SILVA, F. A. 2008. Ceramic technology of the Asurini do Xingu, Brazil: An ethnoarchaeological study of artifact variability. Journal of Archaeological Method and Theory, New York, 15:217-265.
SILVA, F. A. 2009a. Arqueologia e Etnoarqueologia na aldeia Lalima e na Terra Indígena Kayabi: reflexões sobre Arqueologia Comunitária e Gestão do Patrimônio Arqueológico. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 19:205-219.
SILVA, F. A. 2009b. A variabilidade dos trançados dos Asurini do Xingu: uma reflexão etnoarqueológica sobre função, estilo e frequência dos artefatos. Revista de Arqueologia, 22:17-34.
SILVA, F. A. 2009c. A organização da produção cerâmica dos Asurini do Xingu: uma reflexão etnoarqueológica sobre variabilidade e padronização artefatual. Arqueología Suramericana, Cauca, 5:121-137.
SILVA, F. A. 2010. A aprendizagem da tecnologia cerâmica entre os Asurini do Xingu. In: André Prous e Tania Andrade Lima. (Org.). Os ceramistas Tupiguarani: Eixos temáticos. Belo Horizonte, Superintendência do IPHAN de Minas Gerais, v. 3, pp. 7-26.
SILVA, F. A. 2011b. Aula Magna: Arqueologia como tradução do passado no presente. Amazônica. Revista de Antropologia, Belém, 3:260-267.
SILVA, F. A. 2012. El pasado en el presente de los Asurini do Xingu: Narrativas arqueológicas y narrativas indígenas. In: RIVOLTA, M.C; MONTENEGRO, M; FERREIRA, L. M.. (Org.). Multivocalidad y Activaciones Patrimoniales en Arqueología: Perspectivas desde Sudamérica. Buenos Aires, Editora de la UBA, 2012, pp. 35-59.
SILVA, F. A. ; BESPALEZ, E. ; STUCHI, F. F. ; PONGET, F. C. 2007. Arqueologia, Etnoarqueologia e História Indígena - um estudo sobre a ocupação indígena em territórios do Mato Grosso e
Mato Grosso do Sul: a terra indígena Kayabi e a aldeia Lalima. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 17:509-514.
SILVA, F. A. 2011a. O patrimônio arqueológico em terras indígenas: algumas considerações sobre o tema no Brasil. In: Lúcio Menezes Ferreira; Maria Letícia M. Ferreira; Mónica B. Rotman. (Orgs.). Patrimônio Cultural no Brasil e na Argentina: estudos de caso. Patrimônio Cultural no Brasil e na Argentina: estudos de caso. São Paulo, Annablume, pp. 193-219.
SILVA, F. A.; BESPALEZ, E. ; STUCHI, F. F. 2011. Arqueologia colaborativa na Amazônia: Terra Indígena Kuatinemu, Rio Xingu, Pará. Amazônica. Revista de Antropologia, Belém, 3(1):32-59.
SILVA, F. A.; BESPALEZ, E. ; STUCHI, F. F.; POUGET, F. C. 2010. Arqueologia em terra indígena: uma reflexão teórico-metodológica sobre as experiências de pesquisa na Aldeia Lalima
(MS) e na Terra Indígena Kaiabi (MTPA). In: E. Pereira; V. Guapindaia. (org). Arqueologia Amazônica. Belém, MPEG; IPHAN; SECULT, v. 2, p. 775-794.
SILVA, F. A.; STUCHI, F. F. 2010. Evidências e significados da mobilidade territorial: A Terra Indígena Kaiabi (Mato Grosso/Pará). Amazônica. Revista de Antropologia, Belém, 2(1):46-70.
SMITH, C. e JACKSON, G. The ethics of collaboration: whose culture? whose intellectual property? Who benefits? In: C. Colwell-Chanthaphonh e T.J. Ferguson. Collaboration in Archaeological Practice. Engaging Descendent Communities. Lanham, Altamira Press, 2008. pp.171-199.
SMITH, C.; WOBST, M. (Eds.). 2005. Indigenous Archaeologies. London, Routledge, SMITH, L. 2010. Towards a theoretical framework for archaeological heritage. In: G. Fairclough, R. Harrison, J. H. Jameson Jr. e J. Schofield (Eds.). The heritage reader. London, Routledge, pp. 62-74.
STEWART, A. M.; KEITH, D. SCOTTIE, J. 2004. Caribou crossings and cultural meanings: placing traditional knowledge and archaeology in context in an Inuit landscape. Journal of Archaeological Method and Theory, New York, 11(2): 183-212.
STUCHI, F. F. 2010. A ocupação da Terra Indígena Kaiabi: história indígena e etnoarqueologia. São Paulo: Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. MAE/ USP.
TRIGGER, B. G. 2008. “Alternatives Archaeologies” in historical perspective. In: J. Habu; C. Fawcett e J. M. Matsunaga (Eds.). Evaluating multiple narratives. Beyond nationalist, colonialist, imperialist Archaeologies. New York, Springer, pp. 187-195.
TULLY, G. 2007. Community archaeology: general methods and standards of practice. Public Archaeology, London, 6(3):155- 187.
Watkins, J. 2000. Indigenous Archaeology: American Indian Values and Scientific Practice. Walnut Creek, AltaMira Press.
Watkins, J. 2003. Beyond the Margin: American Indians, First Nations, and Archaeology in North America. American Antiquity, Washington D. C., 68(2): 273-285.
Wenzel, E. 2005. Laudo Antropológico TI Kayabi-MT. Referência: processo n 2004.2130-5/9200. Cuiabá, Justiça Federal, 3ª Vara, Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso.
WHITRIDGE, P. 2004. Landscapes, houses, bodies, things: place and the archaeology of Inuit imaginaries. Journal of Archaeological Method and Theory, New York, 11(2):213-250.
Wilcox, M. 2010. Archaeology is not Scientific Archaeology. American Antiquity, Washington D. C., 75(2):221-227.
WÜST, I. 1991. Continuidade e Mudança: Para uma Interpretação dos Grupos Pré-Coloniais da Bacia do Rio Vermelho, Mato Grosso. Tese de Doutorado, São Paulo: Departamento de Ciências Sociais, FFLCH, Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabíola Andréa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.